Dr. Paulo Calil

Biópsia Medula Óssea

O que é uma biópsia da medula óssea?
A biópsia de medula óssea e o mielograma são exames de grande importância para a avaliação da medula óssea. Eles são realizados para diagnosticar doenças que atacam as células sanguíneas.
A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que preenche a cavidade dos ossos do corpo humano e seu papel fundamental é a produção das células sanguíneas: leucócitos – os glóbulos brancos, hemácias – glóbulos vermelhos e plaquetas.

Como funciona:
O procedimento da biópsia da medula pode ser feito no consultório médico, no leito do hospital ou no centro cirúrgico, dependendo do estado de saúde do paciente. É feito sob anestesia local, normalmente no osso da bacia, em um local chamado crista ilíaca, mas em crianças pode ser realizado na tíbia, um osso da perna.
Durante o exame, o médico introduz uma agulha grossa, especialmente desenvolvida para este exame, através da pele até chegar à parte interna do osso, de onde retira-se uma amostra do fragmento ósseo de cerca de 2 cm. Em seguida, esta amostra será colocada em lâminas e tubos de laboratório e serão analisadas pelo hematologista ou patologista.

Efeitos colaterais:
É comum haver uma leve dor durante uma semana após o procedimento. São raras as complicações.

Faça o seu exame com o Dr. Paulo Calil

Para agendar entre em contato através do nosso whatsapp

Estamos Online!